Tuesday, July 25, 2006

De volta às raízes

Notícia do Jornal O Estado do Paraná.


Os irmãos Chitãozinho e Xororó em 36 anos de carreira já venderam mais de 30 milhões de discos, com os 28 ábuns lançados até agora.

A dupla foi uma das primeiras a misturar a tradicional música sertaneja com instrumentos elétricos. Nascidos em Astorga, no interior do Paraná, eles começaram a carreira se apresentando em feiras e festas com o nome de Irmãos Lima. No final da década de 60, mudaram-se para São Paulo. A mudança, entretanto, não os fez ficar longe de suas raízes. Sempre que podem, Chitãozinho e Xororó estão no Paraná. Além de serem bem recebidos pelo público local, há a sensação de “volta pra casa”. Desde o lançamento de Aqui o sistema é bruto, em novembro de 2004, eles fizeram oito shows no Estado.

Trajetória

Galopeira, o primeiro disco de José Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou melhor Chitãozinho e Xororó, respectivamente, foi gravado em 1970. O sucesso, entretanto, só aconteceu em 1982, com a música Fio de cabelo, que vendeu mais de 1,5 milhão de discos e abriu as portas das rádios FMs para a música sertaneja. A partir daí, as canções de amor e dor-de-cotovelo passaram a fazer parte do repertório da música sertaneja. Chitãozinho e Xororó se transformaram em ídolos pop, realizando shows até em Nashville, a capital norte-americana da música country.

A gravação do novo CD, Vida marvada, o 29.º da dupla, terminou há pouco mais de três meses. O lançamento acontece nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. Nesse intervalo, entre um show e outro, Xororó aproveitou para produzir o novo CD dos filhos Sandy e Júnior, que também está em fase de lançamento. Já Chitãozinho tirou uns dias de folga e viajou para a Disney, nos Estados Unidos, com a mulher, Márcia Alves, e o filho Enrico, que acaba de completar 4 anos. Além de Enrico, Chitãozinho tem outros dois filhos do primeiro casamento: Aline, 22, mãe do pequeno Manuel, 3 anos, e Allison, 19.

1 Comments:

At 5:40 PM, Anonymous Anonymous said...

bom comeco

 

Post a Comment

<< Home