Sunday, August 06, 2006

Dentista percorre o País em consultório itinerante

LUANDA NERA

Durante 4 anos, o dentista Gerson Mocci, da cidade paranaense de Astorga, percorreu 15 Estados brasileiros com a mulher e a filha, de 8 anos. A mobilização da família ocorreu por uma causa nobre: Gerson assumiu o projeto Brasil Sorrindo e embarcou no "odontomóvel" com a missão de atender crianças nas regiões mais carentes do País. "Eu abandonei casa, consultório, tudo. Foi uma decisão difícil, mas valeu a pena", lembra o dentista, que conta com o trabalho da mulher, pedagoga, na orientação aos pacientes. Com o patrocínio integral da Colgate-Palmolive, o projeto já percorreu 81 cidades de 25 Estados brasileiros, levando educação odontológica para 75 mil crianças. São realizadas 16 consultas diárias para atendimento curativo, além de palestras sobre saúde bucal e conscientização de pais e professores. O Brasil Sorrindo fica por dois meses em cada município. Todo o trabalho é realizado em uma Van, equipada com um consultório odontológico completo.O nome das crianças atendidas é arquivado em um programa de computador especialmente desenvolvido para esse projeto, e o índice de cárie é medido. Cada vez que a equipe volta ao local, os dados da nova passagem são comparados com as informações anteriores. "O fato de ficarmos um tempo longo em cada local possibilitou conhecer de perto as mais diferentes realidades. A situação, de forma geral, é muito ruim, mas as causas são diferentes. Em alguns lugares as crianças têm total assistência, mas a reincidência de cáries é muito grande. Em outros, ao contrário, não há nenhum tratamento - e isso é muito grave", analisa o dentista. Este ano o consultório itinerante chegou ao interior paulista e, agora, está estacionado em Lindóia.Maria Cláudia Rodrigues, coordenadora odontológica do município, conta que essa é a segunda visita do Brasil Sorrindo à cidade: "A melhora na condição de saúde bucal das crianças é visível. Além disso, o levantamento que o dr. Gerson faz é fundamental. Os resultados direcionam o nosso trabalho." A dentista também relata o envolvimento da população: "É uma presença marcante na cidade. Todo mundo quer participar, há um esforço conjunto dos educadores e dos profissionais da área. Não é uma ação que passa e vai embora. Os efeitos são duradouros, mudam de forma efetiva a saúde das crianças." No próximo mês, o Brasil Sorrindo deve chegar a Ribeirão Preto. Fonte: Jornal da Tarde

1 Comments:

At 9:31 AM, Blogger Unknown said...

Muito boa a matéria.
Melhor ainda é divulgar o caráter de pessoas como o Dr.Mocci.
Conheço-o. Sei de sua índole. Um exemplo a ser seguido, enquanto tantos só pensam no maldito dinheiro e posses materias.
UM BELO EXEMPLO para reflexão de algumas pessoas que entram remediados em algumas instituições e dela saem "gordas" por fora, mas doentes moralmente por dentro.
Grande abraço, Dr. Mocci...a recompensa sempre vem...pode crer!

 

Post a Comment

<< Home