Tuesday, July 25, 2006

De volta às raízes

Notícia do Jornal O Estado do Paraná.


Os irmãos Chitãozinho e Xororó em 36 anos de carreira já venderam mais de 30 milhões de discos, com os 28 ábuns lançados até agora.

A dupla foi uma das primeiras a misturar a tradicional música sertaneja com instrumentos elétricos. Nascidos em Astorga, no interior do Paraná, eles começaram a carreira se apresentando em feiras e festas com o nome de Irmãos Lima. No final da década de 60, mudaram-se para São Paulo. A mudança, entretanto, não os fez ficar longe de suas raízes. Sempre que podem, Chitãozinho e Xororó estão no Paraná. Além de serem bem recebidos pelo público local, há a sensação de “volta pra casa”. Desde o lançamento de Aqui o sistema é bruto, em novembro de 2004, eles fizeram oito shows no Estado.

Trajetória

Galopeira, o primeiro disco de José Lima Sobrinho e Durval de Lima, ou melhor Chitãozinho e Xororó, respectivamente, foi gravado em 1970. O sucesso, entretanto, só aconteceu em 1982, com a música Fio de cabelo, que vendeu mais de 1,5 milhão de discos e abriu as portas das rádios FMs para a música sertaneja. A partir daí, as canções de amor e dor-de-cotovelo passaram a fazer parte do repertório da música sertaneja. Chitãozinho e Xororó se transformaram em ídolos pop, realizando shows até em Nashville, a capital norte-americana da música country.

A gravação do novo CD, Vida marvada, o 29.º da dupla, terminou há pouco mais de três meses. O lançamento acontece nos dias 13 e 14 de maio, em São Paulo. Nesse intervalo, entre um show e outro, Xororó aproveitou para produzir o novo CD dos filhos Sandy e Júnior, que também está em fase de lançamento. Já Chitãozinho tirou uns dias de folga e viajou para a Disney, nos Estados Unidos, com a mulher, Márcia Alves, e o filho Enrico, que acaba de completar 4 anos. Além de Enrico, Chitãozinho tem outros dois filhos do primeiro casamento: Aline, 22, mãe do pequeno Manuel, 3 anos, e Allison, 19.

Poetisas da comarca dos meus sonhos

* Renato Pedroso [11/06/2006]

Sempre é bom encontrar coisas boas sobre nossa cidade das pessoas que por aqui passaram e daqui levaram boas recordações.

Vejam o que o Dr. Renato Pedroso, escreveu no jornal Estado do Paraná.

Sempre que me recordo de Astorga, uma saudade imensa me domina.
Como já escrevi, lá desfrutei de rara felicidade, vinculando-me coracionalmente aos meus jurisdicionados, certo que a tenho, em meu coração, eleita a comarca dos meus sonhos.

Dias passados, por ocasião da Feira do livro, ali mesmo, na Praça Osório, tive ensejo de relembrar os dias venturosos dos oito anos que vivi em Astorga, convivendo com seu povo amável e generoso.

É que reencontrei querida amiga, que expunha sua produção literária, representada por maravilhosos poemas.

Maria Lúcia Ferreira Barbosa, que conheci bem jovem, menina mesmo, filha de dileto amigo e serventuário da Justiça, João Ferreira Barbosa, é, agora, ao lado de sua irmã Helena Barbosa Mendonça, distinguida poetisa, para gáudio de seus amigos e apreciadores da arte literária.

A primeira, formada em Direito, fez rápida e bem-sucedida carreira no Ministério Público, aposentando-se e residindo em Londrina, onde participa de importante escritório de advocacia, pós-graduada que é em Direito Ambiental pela Universidade de Castilla - La Mancha - Toledo, Espanha.

Como ela própria afirma, define-se como “alguém que, desde 1984, abdicou da poesia - terreno movediço das emoções e guiou seus passos pela razão e pela lógica, até o reencontro recente e inevitável com a emoção guardada e a magia das palavras”.

Retornando, em setembro de 2004, passou a produzir versos brancos e livres, como diz modestamente, embora componha lindos sonetos, ricos de rima, à exemplo deste:

Revejo minha vida e suas circunstâncias
do alto da colina duramente escalda;
coração, mas a razão em preponderância
não preveniram feridas da caminhada
Vitórias, derrotas, ação e reação,
Erros, acertos, ilusão... desilusão
fazem íris das cores desta composição,
tela vivida, pincelada de paixão...
Assim fui, assim sou, cigana de mil dores,
protagonista ativa de todo teu cismar,
garras na tua pele, sangrando teus licores...
Deles embriagada, ébria vou te buscar,
Neste desejo... na tua boca sopro amores,
nestes meus braços te faço crucificar!

A segunda, atualmente morando em Rolândia, também de rara sensibilidade poética, assim explica a sua verve: “No colégio interno das Irmãs Apóstolas do Sagrado Coração de Jesus, onde estudou, recebeu de presente o primeiro livro de poesias de J. G. de Araújo Jorge e, a partir daí, iniciou as primeiras construções poéticas, sempre adotando o estilo breve, composto de versos de significado e vida própria que se completam no contexto do poema. Abandonou a poesia, quando as três filhas vieram, e a ela retornou há dois anos, seguindo a mesma trilha de brincar com as palavras e passar uma mensagem sem ater-se aos requisitos formais da poesia”.

Ausência é um modelo do seu poetar,
Ausência, barco sem rumo e sem vela
é grito de dor que ecoa na alma
segredo de mágoa que não revela
Estertores, que nos furtam a calma
Ausência é como cruzar distâncias
Vencer rios, mares, vales e montes
O pensamento coberto de ânsias
Passos aflitos transpondo pontes
Ausência é um sentido que atormenta
levando em nossos olhos um véu negro
é o desespero que não se agüenta
e frisando os passos de puro medo
É desespero da falta de mim
é ter o bem sem o poder tocar
Ser andarilho na estrada sem fim
gemido de dor, eterno chorar
Se perto não te tenho, meu amor
nada interessa, me despeço da vida
Eternamente vou gritando a dor
triste tormento sem tua guarida.

Astorga principalmente, mas também Londrina e Rolândia devem orgulhar-se de tão magníficas poetisas.

João Ferreira Barbosa, na placidez remançosa dos braços do senhor e D. Georgina, que convive com suas filhas, merecem louvores porque, na realidade, Lucy e Lenya Terra, heterônimo das versejadoras, podem figurar na galeria dos grandes literatos paranaenses!

De minha parte, envaideço-me em conhecê-las e tê-las em meu coração!

Luís Renato Pedroso é desembargador jubilado, presidente do Centro de Letras do Paraná e vice-presidente do Movimento Pró-Paraná.

Meio-Ambiente: Ribeirão Jaboticabal pede socorro!


Sábado, 15 de julho de 2006, aproximadamente 16:30 horas, a nascente do Rio Jaboticabal simplesmente não existe mais. O esgoto proveniente da galeria pluvial é em maior volume que a água da nascente, e o que deveria ser um veio de água cristalina, tornou-se um canal de esgoto a céu aberto. Assim nasce (ou morre) o Ribeirão Jaboticabal, um dos mais importantes da Bacia do Rio Bandeirantes. A apenas 500 metros do centro de Astorga, a nascente recebe, via galeria pluvial (bueiros) um despejo diário de produtos químicos, certamente, provenientes de ligações clandestinas de empresas e ou residências. A mata que deveria proteger a mina e o percurso do rio não existe, o que provavelmente ocasionou a diminuição de água, que hoje é vencida pelo esgoto. De quem é a culpa: Da população? Dos empresários? Do Ministério Público? Da falta de fiscalização? Só nos resta saber de quem é a responsabilidade! Uma coisa é certa, todos temos uma parcela de culpa, mesmo pela omissão! Mais uma vez o descaso e ou a falta de informação deixa um patrimônio natural agonizar, até quando?????


Ribeirão Jaboticabal e Rio Taquari, agonizam.

Vamos salvar o que nos foi emprestado por Deus!





Fotos: Claudemir Dada






Extraído do Paraná Jornal – Edição 294 – 19 a 25 de julho de 2006

Saturday, July 22, 2006

Direitos do paciente (usuário do SUS)

Alguns médicos parecem ignorar que usuários do Sistema Único de Saúde - SUS, possuem direitos. Estes profissionais poderiam ter sido tudo na vida, menos um médico que em seu juramento promete que jamais deixará de exercer seu dever de tratar do paciente em função de idade, doença (...), condições sociais ou econômicas e que terá respeito absoluto pela vida humana.

Algo que nos deixa extremamente estarrecidos é ao visitar um local público de atendimento à saúde, a frieza com que, geralmente, os pacientes e aqueles que buscam socorro são tratados, tanto por funcionários ("seus empregados", pois são servidores públicos), médicos e outros profissionais. Dá, às vezes a impressão, de que aqueles que buscam um atendimento médico estão ali por brincadeira ou passa-tempo. O sofrimento que se vê estampada na face dessas pessoas não serve de motivo para sensibilizar os que dão atendimento, na verdade o que eles (pacientes) mais desejam é ser tratados com o mínimo de dignidade, apenas este fato, por si só, já servirá como alento para a sua dor.

A grande maioria dessas pessoas se deslocam de lugares longínquos, de madrugada, e passam o dia buscando um atendimento humanizado. Pobres coitados às vezes não têm condições de se alimentar por estarem desprovidos de dinheiro. Não existem informações, tudo está na vontade de quem está procedendo o atendimento, e ficam ali, esquecidos, até que e quando são chamados.

É importante que todos os profissionais da saúde tenham em mente que um dia eles também podem estar nas mesmas condições daqueles que estão prestando atendimento e que deveriam tratá-los da forma com que gostariam de ser tratados, principalmente os médicos, que sem querer generalizar, pois temos excelentes profissionais, se acham deuses e podem fazer tudo o que querem com pessoas simples e humildes.

Veja o que o paciente (usuário do SUS) tem como direitos:

• ao acesso universal, isto quer dizer que todos os hospitais públicos ou conveniados do SUS (nas especialidades garantidas) não poderão negar atendimento a qualquer pessoa, seja esta de qualquer classe social, sexo, cor, crença, idade ou proveniente de qualquer lugar do país;

• ao acesso igualitário, ou seja, deverá ser fornecido o mesmo tratamento a todo indivíduo que procurar atendimento junto aos estabelecimentos do SUS;

• ao acesso totalmente gratuito às ações e aos serviços de saúde pública, até mesmo junto aos hospitais particulares prestadores de serviços contratados pelo SUS. Qualquer cobrança de complementação de pagamento, seja a que título for, corresponde a crime, que deve ser denunciado às autoridades (Ministério Público ou Polícia)

O paciente ou o seu responsável tem direito a ter acesso às contas detalhadas referentes às despesas de seu tratamento, exames, medicação, internação e outros procedimentos médicos adotados no tratamento.Quando o tratamento for realizado em hospital contratado pelo SUS, no documento do paciente deverá constar um demonstrativo dos valores pagos pelo SUS pelo atendimento prestado, contendo o seguinte esclarecimento: "Esta conta foi paga com recursos públicos provenientes de impostos e contribuições sociais". (Portarias do Ministério da Saúde nº 1.286 de 26/10/93 - art. 8º e nº 74 de 4/1/94).

O paciente ou seu representante legal tem o direito a consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticas a serem realizados, salvo em caso de iminente perigo de vida (art. 56 do Código De Ética Médica c/c § 3º do art. 146 do Código Penal Brasileiro, que prevê a exclusão de crime em caso de constrangimento ilegal).

O paciente tem direito à preservação de sua intimidade, porque o profissional da área de saúde deve guardar o devido sigilo profissional dos atos que pratica, porém não cabe alegação de sigilo para ocultar conduta infracional ou criminosa do profissional da área de saúde.

É direito do paciente ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e consultá-lo a qualquer momento, devendo o Hospital facilitar o acesso a ele. Além disto, é direito do paciente obter a receita médica de forma legível.

O paciente tem direito a identificar o profissional de saúde por crachá preenchido com o nome completo, função e/ou cargo, bem como a ser tratado com dignidade e respeito, sem distinção de qualquer natureza.

O paciente, ou seu representante legal e familiares têm direito de buscar o Ministério Público e os Conselhos Regionais e Federais de Medicina, de Enfermagem e de Odontologia para denunciar fatos que impliquem a prática de crime e/ou infração disciplinar, ocorridos nos estabelecimentos hospitalares públicos e privados, centros de saúde, clínicas e consultórios particulares, bem como nos programas governamentais de prestação de serviços de saúde.

Nos planos de Saúde Particulares, os associados têm direito a verificar o regulamento, na íntegra o qual deve ser em linguagem clara e precisa e deverá conter informações sobre todas as coberturas do plano adotado, os prazos de carência, bem como os percentuais de cobertura dos procedimentos oferecidos pelo plano.

Antes de associar-se a um plano de saúde,procure informações junto ao PROCON.
Nos planos Privados de Saúde, antes de assinar qualquer documento ou guia de atendimento hospitalar, o paciente tem direito a exigir dos profissionais da área de saúde informações sobre quais os procedimentos médicos que serão adotados no seu tratamento.

Nos consultórios de dentistas o número do registro profissional junto ao Conselho Regional de Odontologia – CRO deve estar à vista do paciente, pois isso significa que ele é um profissional habilitado. Cuidado com os chamados "dentistas práticos" principalmente nas cidades-satélite. O menor preço pode resultar em prejuízos à saúde.

Observe, nos laboratórios de análises clínicas, a higiene local, bem como a dos materiais que serão utilizados no seu exame. Isso é um direito seu.
As clínicas veterinárias também são estabelecimentos de saúde e devem observar os mesmos cuidados com a higiene, pois existem doenças de animais domésticos que são transmissíveis ao homem.

Cuidado ao comprar medicamentos

Verifique o lacre, o rótulo, o prazo de validade do produto e o aspecto geral das embalagens. Em caso de dúvida, exija a presença do farmacêutico e, se a dúvida permanecer, ligue para o "Disque-saúde", tel: 0800-611997.

Todas as vítimas de acidente de trânsito têm direito ao Seguro Obrigatório (chamado seguro DPAVT). Em caso de acidente de veículo, não assine nenhum documento para pessoas estranhas. O recebimento da indenização do seguro DPVAT é muito simples: A própria vítima, seu(sua) companheiro(a), os herdeiros da vítima(filhos), ou qualquer pessoa que apresente uma procuração do segurado(vítima) poderá receber a indenização. Há pessoas mal-intencionadas visando lesar vítimas desinformadas nos hospitais, no Instituto Médico Legal e nos cemitérios . Afaste-se dessas pessoas e denuncie-as às autoridades (Polícia ou ao Ministério Público).
Não passe procuração para quem você não conhece!

A criança e o adolescente têm legalmente garantida a prioridade de atendimento nos serviços de relevância pública (ex. saúde), assegurando preferência em receber proteção e socorro em quaisquer circunstâncias (art. 4. E parágrafo único, letras "a" e "b"; art 7. E art. 14, todos da Lei Nr. 8.060/90 – Estatuto da Criança e Adolescente).

As crianças ou adolescentes portadores de qualquer deficiência devem receber atendimento especializado. Exija esse direito.

A doação de órgãos, tecidos e partes do corpo humano está prevista na Lei 9.434/97 e deve ocorrer apenas com o consentimento expresso do doador. Na falta desse consentimento, a família do doador deverá autorizar a doação.

Lixo hospitalar é tudo aquilo que não foi aproveitado nos Hospitais, Centros de Saúde, Laboratórios de Exames, Clínicas e Consultórios Particulares. O lixo hospitalar deve ser colocado em embalagens apropriadas e armazenado em local adequado, para o tratamento certo.Se você tomar conhecimento de lixo hospitalar jogado em local inadequado, contaminando o meio ambiente, e colocando em risco a saúde das pessoas que possam manuseá-lo, informe ao Ministério Público e/ou Vigilância Sanitária.

Doar sangue é um ato simples, que deve ser voluntário, sendo proibida qualquer forma de comercialização. Qualquer pessoa entre 18 e 60 anos de idade, com mais de 50 Quilos, boa saúde, desde que não tenha contraído doença contagiosa, pode doar sangue. Confira se a agulha e todo material é descartável, principalmente nos bancos de sangue de hospitais privados. O Hemocentro de Brasília é o local adequado para a doação e para maiores esclarecimentos.

Qualquer falta do devido respeito, educação e ética dos profissionais de saúde nos hospitais públicos e privados, postos de saúde, clínicas e consultórios particulares deve ser comunicada ao Diretor do Hospital ou diretamente aos Conselhos Regionais de Medicina, de Enfermagem e de Odontologia. Caso seja necessário, procure o Ministério Público ou a Polícia.

PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAÚDE SÃO: Médicos, Enfermeiros, Dentistas, Fisioterapeutas, Auxiliares de Enfermagem e outros.

ATENÇÃO!!!!

Caso haja qualquer tentativa de Cobrança em atendimento pelo SUS, o cidadão deve denunciar aos seguintes órgãos: (procure no seu município)

- Conselho Municipal de Saúde
- Secretaria municipal de Saúde
- Promotoria Pública
- Coordenadoria Regional de Saúde
- Delegacia de Polícia mais Próxima
- Conselho Regional de Saúde
- Ministério da Saúde

Links relacionados:

Ministério da Saúde - Política Nacional de Humanização
Cartilha para Usuários do SUS
ONG - Direitos e Desejos Humanos - SUS
ONG IDEC - Parceiros do Consumidor - SUS

Juramento do Médico (Declaração de Genebra*)
* Adotada em 1948 e revista em 1994 pela Assembléia Geral da Associação Médica Mundial

No momento de me tornarum profissional médico: Prometo solenemente dedicar a minha vida a serviço da Humanidade.Darei aos meus Mestres o respeito e o reconhecimento que lhes são devidos.Exercerei a minha arte com consciência e dignidade.A saúde do meu paciente será minha primeira preocupação.Mesmo após a morte do paciente, respeitarei os segredos que a mim foram confiados.Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da profissão médica.Os meus colegas médicos serão meus irmãos.Não deixarei de exercer meu dever de tratar o paciente em função de idade, doença, deficiência, crença religiosa, origem étnica, sexo, nacionalidade, filiação político-partidária, raça, orientação sexual, condições sociais ou econômicas.Terei respeito absoluto pela vida humana e jamais farei uso dos meus conhecimentos médicos contra as leis da Humanidade. Faço essas promessas solenemente, livremente e sob a minha honra.

Outra forma de juramento médico:

Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, o que terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime.
Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.

Mais uma forma:

Prometo que, ao exercer a arte de curar, mostrar-me-ei sempre fiel aos preceitos da honestidade, da caridade e da ciência. Penetrando no interior dos lares, meus olhos serão cegos, minha língua calará os segredos que me forem revelados, os quais terei como preceito de honra. Nunca me servirei da profissão para corromper os costumes ou favorecer o crime. Se eu cumprir este juramento com fidelidade, goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte, com boa reputação entre os homens. Se o infringir ou dele afastar-me, suceda-me o contrário.

E, o famoso juramento de Hipócrates:


"Eu juro, por Apolo, médico, por Esculápio, Higeia e Panacea, e tomo por testemunhas todos os deuses e todas as deusas, cumprir, segundo meu poder e minha razão, a promessa que se segue: estimar, tanto quanto a meus pais, aquele que me ensinou esta arte; fazer vida comum e, se necessário for, com ele partilhar meus bens; ter seus filhos por meus próprios irmãos; ensinar-lhes esta arte, se eles tiverem necessidade de aprendê-la, sem remuneração e nem compromisso escrito; fazer participar dos preceitos, das lições e de todo o resto do ensino, meus filhos, os de meu mestre e os discípulos inscritos segundo os regulamentos da profissão, porém, só a estes.Aplicarei os regimes para o bem do doente segundo o meu poder e entendimento, nunca para causar dano ou mal a alguém. A ninguém darei por comprazer, nem remédio mortal nem um conselho que induza a perda. Do mesmo modo não darei a nenhuma mulher uma substância abortiva. Conservarei imaculada minha vida e minha arte.Não praticarei a talha, mesmo sobre um calculoso confirmado; deixarei essa operação aos práticos que disso cuidam.Em toda a casa, aí entrarei para o bem dos doentes, mantendo-me longe de todo o dano voluntário e de toda a sedução sobretudo longe dos prazeres do amor, com as mulheres ou com os homens livres ou escravizados.Àquilo que no exercício ou fora do exercício da profissão e no convívio da sociedade, eu tiver visto ou ouvido, que não seja preciso divulgar, eu conservarei inteiramente secreto.Se eu cumprir este juramento com fidelidade, que me seja dado gozar felizmente da vida e da minha profissão, honrado para sempre entre os homens; se eu dele me afastar ou infringir, o contrário aconteça."Hipócrates

Valeu, Realidade & Cia

Agradecimentos aos jornalistas José Neto, Caroline Rocha, Vinicius Matos e Marcos Landim do idealizadores e colaboradores blogger Realidade & Cia, um dos campeões de visitas da cidade de Maringá, pela grande força dada a este blogger em seu espaço diário.

A proposta do Blogger Realidade & Cia é, além de tratar de assuntos relacionados à política, esporte, mundo, cotidiano, entre outros, trata também de tudo o que estiver ligado à realidade de Maringá e região, concedendo livre espaço para debates.

Por isto, fazemos questão de indicá-lo em nossa lista de links para leitura diária.

Valeu, Realidade & Cia. Valeu, José Neto.

Friday, July 21, 2006

Faceta da Cultura Global

Artigo do Adv. Marcos Capelazzi, do Instituto República.

A desconstrução de valores éticos e morais por nossos velocíssimos meios de comunicação é algo desumano, nossas famílias não merecem isto.
A sociedade, através dos tempos, tem buscado construir valores que dizem respeito ao direito pela vida, liberdade e individualidade, onde as pessoas são respeitadas e têm o seu direito preservado desde a concepção – sem segregação ou preconceitos.
Sob o argumento da liberdade de manifestação estamos assistindo a destruição de padrões éticos e morais seculares. Queiram ou não, preservados promovem o equilíbrio social, ajudam no discernimento e na evidência do bem e do mal, consolida a paz social, que desorganizadamente tanto buscamos.
Assistimos no horário nobre da TV “poderosa” financiada pelo Estado – através de financiamentos direto do BNDS e da publicidade Oficial – todo tipo de despropósito à preservação de valores que elevam o ser humano, como ser que pode Amar e dar a vida em defesa do que acredita. Também pode odiar e matar.
Hoje se propaga insistentemente a destruição da família como instituição secular e base da sociedade, promove o êxito do criminoso e do mau caráter sobre uma sociedade omissa, benevolente, contemplativa e às vezes cúmplice. Banaliza o sexo, transformando-o em moeda para pequenas trocas, em algo vil, desinteressado de sentimento e Amor.
Transforma homens e mulheres em seres sedentos por futilidades. Que trocam a inviolabilidade dos seus corpos por prazeres materiais e imediatos. Promove o sucesso do bandido, do criminoso, inverte o valor da frase popular do “crime não compensa”. Impregna na sociedade brasileira rotina familiar extemporânea e fora de qualquer propósito ou relação com nossa cultura.
Promove a degradação ético moral em nosso País e leva a imagem do Brasil para o mundo como um país do sexo fácil, de mulheres insaciáveis e homens omissos, corruptíveis, e impunidade institucionalizada. Comparando, os EUA produz milhares de filmes, bons, ruins, péssimos, muito violentos, mas praticamente todos promovem o enfrentamento do bem contra o mal, onde o bem vence.
A globeleza está preocupada com o nosso país? Com o nosso povo? Com a nossa família? Com a nossa vida? Com o nosso futuro? É claro que não, apenas querem vender, não importa se a alma do Lula ou a nossa.
A cultura global precisa ser responsável para com seu País. Precisamos construir uma cumplicidade e um sentimento nacional que preconize valores que possam formar uma nação que seu povo possa se orgulhar dela.
Digo que queremos fantasia, vitória, alegria, vida em abundância, queremos a prevalência do bem sobre o mal, queremos Justiça!
Senhores: “O efeito da Justiça será paz, e o fruto da Justiça repouso e segurança, para sempre” (Isa 32.17).

Marcos Capellazzi - AdvogadoPresidente do Instituto República

Para iniciarmos um grande debate: De mãe para mãe

"Hoje vi seu enérgico protesto diante das câmeras de televisão contra a transferência do seu filho, menor infrator, das dependências da FEBEM em São Paulo para outra dependência da FEBEM no interior do Estado.Vi você se queixando da distância que agora a separa do seu filho, das dificuldades e das despesas que passou a ter para visitá-lo, bem como de outros inconvenientes decorrentes daquela transferência.Vi também toda a cobertura que a mídia deu para o fato, assim como vi que não só você, mas igualmente outras mães na mesma situação, contam com o apoio de comissões, pastorais, órgãos e entidades de defesa de direitos humanos.Eu também sou mãe e, assim, bem posso compreender o seu protesto. Quero com ele fazer coro. Enorme é a distância que me separa do meu filho. Trabalhando e ganhando pouco, idênticas são as dificuldades e as despesas que tenho para visitá-lo. Com muito sacrifício, só posso fazê-lo aos domingos porque labuto, inclusive aos sábados, paraauxiliar no sustento e educação do resto da família.Felizmente conto com o meu inseparável companheiro, que desempenha, para mim, importante papel de amigo e conselheiro espiritual. Se você ainda não sabe, sou a mãe daquele jovem que o seu filho matou estupidamente num assalto a uma videolocadora, onde ele, meu filho, trabalhava durante o dia para pagar os estudos à noite.No próximo domingo, quando você estiver se abraçando, beijando e fazendo carícias no seu filho, eu estarei visitando o meu e depositando flores no seu humilde túmulo, num cemitério da periferia de São Paulo... Ah! Ia me esquecendo: e também ganhando pouco e sustentando a casa, pode ficar tranquila, viu? Que eu estarei pagando de novo, o colchãoque seu querido filho queimou lá na última rebelião da Febem, tá?"Circule este manifesto! Talvez a gente consiga acabar com esta inversão de valores que assola o Brasil! Direitos humanos são para os humanos!!!!!!!!!!!
De mãe para mãe: Carlos Renato P. Quadros - quinta-feira - 11/05/2006

Colaborar

Três (3) empresários que atuam no centro da cidade, estão querendo contratar gente para ajudar na limpeza. Eles alegam que a cidade está com ruas e avenidas sujas e alguma coisa precisa ser feita.
Extraído do Paraná Jornal – Edição 294 – 19 a 25 de julho de 2006

Ameaça no Ar

Enquanto Sabáudia, Munhoz de Mello, Pitangueiras e Santa Fé, recebem novas empresas, gerando empregos, salários e rendas, em Astorga está acontecendo o inverso. Uma empresa já encerrou atividades, deixando dezenas de pessoas desempregadas, uma outra que tinha cerca de 50 funcionários agora está com a metade e vai por aí afora. A situação no comércio também é dramática. Uma boa notícia pode vir de uma grande empresa estabelecida em Astorga. Vamos aguardar e conferir.
Extraído do Paraná Jornal – Edição 294 – 19 a 25 de julho de 2006

Quem paga a conta?

O Barracão do (antigo) IBC pode até ficar em comodato com o município. O mais difícil depois é fazer a divisão. Uma pergunta está sendo feita: as despesas com as separações vão ser custeadas pelo município ou pelos empresários interessados?
Extraído do Paraná Jornal – Edição 294 – 19 a 25 de julho de 2006

Saí ou não?

Amanhã (20/07/06), os inscritos para o concurso da Prefeitura Municipal de Astorga, vão ficar sabendo se o mesmo vai ou não ser adiado mais uma vez.
Extraído do Paraná Jornal – Edição 294 – 19 a 25 de julho de 2006

Péssimo para todos

Apesar de todos os problemas, a Faculdade Palas Atena, pode ser recuperada. Se ela fecha, perde Astorga, os credores, professores, administrativos e outros funcionários e os mais prejudicados: os alunos, os que já se formaram e os que estão estudando.
Extraído do Paraná Jornal – Edição 294 – 19 a 25 de julho de 2006

Sugestão

A última edição do Paraná Jornal, trouxe sugestão interessante de um leitor, sobre a estátua que provavelmente será construída no Centro de Eventos quando este ficar pronto.

Segundo ele, “se o município é o maior criador de frangos de corte, tem um abatedouro de aves e uma festa tradicional, a FestFrango, porque então não erguer uma estátua evidenciando esta atividade econômica no município, como fez Cianorte (máquina de costura, pólo de confecções), Colorado (touro, maior festa de peão do Paraná), Marialva (cacho de uva, líder na produção de frutas), entre outros”.

A idéia do leitor é importante e poderia ser melhor avaliada, acrescentando que também poderia ser realizada uma consulta popular ou um concurso entre estudantes para a escolha do monumento que melhor representasse o município de Astorga. É algo a ser pensado!

Concurso para a Polícia Rodoviária Federal - Área administrativa da PRF: 2º e 3º graus

A Polícia Rodoviária Federal quer realizar este ano o primeiro concurso para a área administrativa. De acordo com o coordenador de Ensino, inspetor Neemias Carvalho, o processo está caminhando e a expectativa da corporação é de que a autorização do Ministério do Planejamento, para a realização do concurso com oferta de 1.500 vagas, saia em breve.

"Estamos trabalhando no sentido de realizar esse concurso até o final do ano e empossar os novos funcionários em 2007. Hoje temos 900 vagas, sendo que 700 estão preenchidas. Para ampliarmos esse quantitativo e chegarmos às 1.500 vagas do concurso precisamos pedir aumento, através de medida provisória ou projeto de lei. É mais provável que a ampliação ocorra por meio de projeto de lei." Neemias Carvalho adiantou que já há uma reserva técnica orçamentária para a contratação desses 1.500 servidores, sendo 948 agentes administrativos, com o nível médio (2º grau). O concurso será ainda para 24 cargos de nível superior e cinco de nível médio.

Monday, July 17, 2006

Notícia Importante para Astorga

PR vai estimular ação voluntária pró-ODM
Trinta municípios do Paraná vão mobilizar universitários e líderes comunitários para realizarem ações em prol dos Objetivos do Milênio
Por: TALITA BEDINELLI, da PrimaPagina - Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento

Trinta municípios do Paraná vão desenvolver ações conjuntas para promover os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM, uma série de metas socioeconômicas que os países da ONU se comprometeram a atingir até 2015). A estratégia é estimular universitários, associações de bairros e órgãos municipais a realizarem atividades voluntárias que ajudem a diminuir a pobreza e a melhorar o meio ambiente e as condições de educação e saúde das cerca de 700 mil pessoas da região.

A iniciativa faz parte do projeto Levar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio para a Comunidade, realizado pelo PNUD e pelo UNV (Programa de Voluntariado das Nações Unidas), com outras instituições. No Paraná, participam também o IIDAC (Instituto Internacional para o Desenvolvimento da Cidadania), a AMUSEP (Associação dos Municípios do Setentrião Paranaense) e o CESUMAR (Centro Universitário de Maringá). O programa também é desenvolvido em outras três cidades brasileiras: Natal (RN), Salvador (BA) e Anápolis (GO).

Na região de Maringá, o primeiro passo será analisar as atividades que já são realizadas, destaca Cláudio Stacheira, oficial de projetos do IIDAC e voluntário do UNV. “O mapeamento é um esforço significativo do processo. Faremos, inicialmente, uma sondagem dentro das universidades para saber o que já é desenvolvido e possivelmente faremos uma nova edição do Prêmio ODM [Universidades]”, diz, referindo-se à premiação que aconteceu em maio, em Anápolis, e que destacou as ações estudantis voluntárias que mais contribuíram com as metas da ONU.

Cada um dos 30 municípios terá um agente, já selecionado, que vai dirigir as ações locais. “Esse grupo gestor é formado por membros das prefeituras, líderes comunitários, pessoas dos conselhos de saúde, ou seja, por pessoas que estejam envolvidas com os processos sociais de suas comunidades e que ajudem a conduzir a discussão”, afirma Stacheira. “E, com a participação das prefeituras, temos mais chances de que essas iniciativas se tornem políticas públicas”, completa.
O objetivo da parceria, de acordo com a AMUSEP, é mudar a qualidade de vida dos municípios. “O projeto abre uma porta de possibilidades para que se possa fazer programas que ajudem a desenvolver a região. Pretendemos desenvolver ações em várias áreas, na educação, na saúde, mas nossa prioridade será a geração de renda”, comenta Maly Benatti, presidente da AMUSEP e prefeita de Nova Esperança, um dos municípios envolvidos no projeto. “Os voluntários vêm partilhar seus conhecimentos e experiências conosco para que possamos aplicá-las em nossa região”, completa.

Municípios que farão parte do projeto e seus IDH-M*

Ângulo: 0,742
Astorga: 0,750
Atalaia: 0,765
Colorado: 0,782
Doutor Camargo: 0,767
Floraí: 0,771
Floresta: 0,773
Flórida: 0,775
Iguaraçu: 0,740
Itaguajé: 0,723
Itambé: 0,769
Ivatuba: 0,768
Lobato: 0,795
Mandaguaçu: 0,762
Mandaguari: 0,791
Marialva: 0,784
Maringá: 0,841
Munhoz de Melo: 0,767
Nossa Senhora das Graças: 0,719
Nova Esperança: 0,748
Ourizona: 0,770
Paiçandu: 0,746
Paranacity: 0,742
Presidente Castelo Branco: 0,742
Santa Fé: 0,773
Santo Inácio: 0,738
São Jorge do Ivaí: 0,792
Sarandi: 0,768
Uniflor: 0,734

* IDH-M - Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - Veja Tabela de todos os municípios do Paraná - Fonte: ONU

Veja aqui, várias tabelas da ONU, contendo a Geografia Econômica de todos os países do mundo.

Alunos do Projeto Escola de Fábrica se formam

Acompanhe no site do Cesumar, matéria da formatura de 503 jovens, de 16 a 24 anos, do Projeto Escola de Fábrica. Doze jovens de Astorga estiveram presentes para receberem seus certificados.
O Projeto Escola de Fábrica é destinado a jovens de baixa-renda, na faixa etária de 16 a 24 anos. O MEC repassa aos alunos selecionados, a título de bolsa de estudo, a importância de 1/2 salário mínimo, durante 6 meses, período de duração do curso.
O curso é realizado em 600 horas/aula. Destas, 360 horas/aula é de práticae aperfeiçoamento.

Friday, July 14, 2006

Dicas Empresariais: para aqueles que desejam iniciar um novo negócio

Contribuição para os futuros empresários astorguenses.

1-Qual é o principal erro cometido por pessoas que iniciam novas empresas ?

odo novo empresário sonha em lançar um produto que seja uma novidade, ousado, fruto de sua inteligência e criatividade. Ele conhece e se baseia nas histórias de empresários que ficaram ricos com uma boa idéia. Esquecem, entretanto, que a maior parte das empresas morrem em seu primeiro ano de vida e que o número de fracassos é extremamente maior que o número de sucessos. Não inicie uma empresa para mostrar sua criatividade. Economize seu dinheiro e evite frustrações.

2-Como encontrar a empresa certa para abrir?

Recomendação 1: Copie o que as empresas bem sucedidas estão fazendo até que conheça o mercado suficientemente bem. Em resumo:-Não inove num primeiro momento.-Nunca ofereça novos produtos. -Faça propaganda exatamente como seu concorrente mais bem sucedido. Utilize os mesmos veículos de propaganda. -Venda produtos de sucesso ou inicie negócio semelhantes a negócios bem sucedidos já existentes.-Use os mesmos veículos de propaganda que as empresas bem sucedidas estão usando.-Se tentar vender um produto que poucos estejam vendendo suas chances de sucesso são muito pequenas.-Existem muitos casos de sucesso de produtos que foram novidades, porém, para cada caso de sucesso, existem centenas de fracassos. Aqueles sucessos, entretanto, na sua maioria, foram obtidos por grandes empresas após uma série muito grande de fracassos.
Porque a recomendação 1 está certa ?Causa 1:Porque idéias brilhantes geralmente não funcionam em negócios. Os psicólogos dizem que os melhores administradores não possuem mentes criativas e nem geram novas idéias. Eles escolhem entre idéias sugeridas por outros.

Causa 2:Somente as grandes empresas possuem o dinheiro e o tempo para investir e testar novos produtos ou empresas até que um produto ou empresa finalmente gere o esperado lucro. Normalmente estes testes são efetuados por pessoas com ampla experiência e qualificação e é muito difícil ou improvável que alguém, sem experiência no ramo, encontre um excelente produto ou um novo mercado.

Causa 3:O iniciante não possui informações suficientes sobre os produtos que já foram lançados e testados e fracassaram, as empresas que iniciaram e fecharam suas portas, etc. Normalmente, também, não conhecem o mercado.

Causa 4:O líder tem o custo do teste, isto é, uma série de fracassos até encontrar o produto ou empresa ideal e os seguidores não.
Cuidado:Ao copiar uma empresa bem sucedida tenha muito cuidado em obter todos os fatos importantes.

3-Como iniciar uma empresa se tenho pouco capital para investir ?

Inicie trabalhando em tempo parcial e continuando com seu emprego atual que lhe dá apoio financeiro. Isto lhe dará tempo para avaliar sua nova empresa. Lembre-se que o mundo das empresas é um mundo difícil e não se aprende da noite para o dia. -Trabalhe em sua própria casa. -Lembre-se que seu maior investimento será seu tempo e suas idéias para iniciar pequeno e gradualmente aprender e consertar os erros que irá cometer.

4-Qual o conselho que daria para um amigo que deseja abrir uma loja de produtos de varejo ?

Suponha que um amigo lhe diga que deseja abrir uma loja e gostaria de seu conselho ou opinião. Penso que sua sugestão seria: procure na sua cidade ou em outras cidades lojas que parecem serem bem sucedidas. Verifique principalmente aquelas que estão crescendo bem rápido. O raciocínio é: se uma loja está dando certo provavelmente a de seu amigo também dará certo. Se seu amigo, entretanto, estiver com idéias para abrir um negócio estranho penso que diria que as chances de sucesso são muito pequenas.

5-Como encontrar o produto certo?

Siga seus hobbies para criar sua empresa. Use seus conhecimentos ou interesses pessoais para ganhar dinheiro. Muitos empresários iniciaram empresas para fabricar ou vender produtos que eram seus hobbies em fins de semana artigos esportivos, artigos para pescarias, natação, carros, pinturas, antigüidades, plantas etc.

Thursday, July 13, 2006

O voto nulo e a cidadania

Interessantes as recentes manifestações de indignação da população brasileira com relação ao modo como as eleições são conduzidas no país. De um modo geral, todas as correntes por e-mail e agrupamentos virtuais que sugerem que se vote nulo nas eleições de outubro para presidente, mais do que uma forma de mobilização, parecem ser uma prova viva de que os cidadãos do país estão finalmente amadurecendo politicamente.

Para uma sociedade que sequer compreende a importância de uma eleição, de nada adiantaria sugerir o fim do voto obrigatório. A escolha de nossos representantes deveria ter a votação facultativa, sim, mas antes é preciso convencer as pessoas da importância do voto. Do contrário as eleições manifestariam apenas os interesses da minoria, daqueles que têm consciência da importância da escolha que estão fazendo, ou – pior – serviriam para perpetuar as práticas de corrupção e fraude, pois somente aqueles que tivessem algum estímulo (financeiro ou moral) seriam compelidos a ir votar. Uma boa parcela dos cidadãos (aqueles que não se interessam por política) sequer se envolveria no pleito. E uma eleição que sirva para reforçar as diferenças entre os cidadãos não é uma opção plausível.

Embora a saída não seja simplesmente votar nulo, o grande mérito dessas correntes que circulam pela Internet é a de mostrar que os cidadão estão se dando conta dos jogos e artimanhas políticos engendrados por aqueles sujeitos e partidos que costumam vencer as eleições e se perpetuar no poder.

O problema não são as eleições: é contra a manutenção do status quo que essas correntes se insurgem. O voto nulo não soluciona nada: apenas obriga a Justiça Eleitoral a convocar novas eleições. Os candidatos permanecerão os mesmos (a menos que os partidos decidam mudá-los por livre vontade), e o máximo que a anulação da eleição poderá ensejar é o seu adiamento. Não faz muito sentido atrasar uma escolha: se ela tem de ser feita, o melhor não é fazê-la tão logo seja possível? A solução para o país não é votar nulo. A solução é mobilizar-se contra o modo que as coisas são.

Se isso tiver de ser feito por intermédio de uma comoção popular em prol da anulação da votação, paciência. O grande mérito dessa mobilização virtual é o de chamar atenção das pessoas para a necessidade de se fazer uma escolha política consciente, de não se deixar enganar pelas campanhas eleitorais. Enquanto o cidadão não toma consciência de que votar é um exercício de cidadania, o voto deve sim permanecer obrigatório.

Quando nossas escolhas começarem a ser mais racionais, quando a maior parte das pessoas votarem com consciência, e não por comodidade, aí sim se poderá falar na instituição do voto facultativo. Até lá, tentar convencer os outros de que o melhor é votar nulo já é um bom caminho para mostrar o quanto nossa democracia é falha e o quanto nosso mecanismo de escolha popular anda enfraquecido.
(c) Gabriela Zago

Wednesday, July 12, 2006

Cada coisa que aparece!

Acessar o que? Achar o que?

Acesse tudo: http://astorga.pr.acessetudo.com.br/
Ache tudo região: http://www.achetudoeregiao.com.br/PR/astorga.htm
Informações das cidades do Brasil : http://www.citybrazil.com.br/pr/astorga/index.htm

Astorga entre os 10 piores

Deu no Estado de S. Paulo

O que fazer???

Pesquisa da FGV aponta atraso em sites de prefeituras
Levantamento indica que muitas administrações municipais ainda não sabem explorar com profundidade seus serviços na internet

SÃO PAULO - A empresa de tecnologia Software AG e o TecGov-FGV (Centro de Estudos em Tecnologia de Informação para Governo, da Fundação Getúlio Vargas) fizeram uma pesquisa sobre sites das prefeituras brasileiras.

Analisando os serviços, conteúdos e informações disponibilizados pelos sites das prefeituras de cerca de 300 municípios, a pesquisa constatou que o Brasil está significativamente atrasado no uso de tecnologias de informação e comunicação no governo.

"Os investimentos no Brasil têm sido feitos em tecnologias já ultrapassadas, gastando-se recursos limitados em soluções que inviabilizam um nível mais avançado de serviços à sociedade", explica Norberto Torres, professor do TecGov/FGV e responsável pelo projeto.
Segundo ele, este atraso tecnológico leva o governo a operar com baixa eficiência interna nas relações com a sociedade e nos serviços prestados, com altos custos econômicos.

Estudo detalhado

A pesquisa do TecGov abrangeu cerca de 300 municípios brasileiros e foi realizada durante quase quatro meses. Foram contempladas todas as capitais, as grandes cidades e municípios de diversas faixas de população sorteados aleatoriamente.

O estudo foi realizado com base em mais de 220 variáveis de análise, avaliadas por técnicos especialmente treinados para o levantamento.

Foram elaborados sete tipos de visão para abranger as diversas categorias de variáveis: grau de relacionamento com o cidadão, nível de e-democracia, nível de governo eletrônico, nível detalhado de governo eletrônico, papéis estratégicos da Tecnologia de Informação, tipo de conteúdo ou serviço e usabilidade.

Como um dos produtos do projeto, foi criado o IDGEM-WS - Índice de Desenvolvimento de Governo Eletrônico Municipal - Websites. Esse índice foi calculado com base em uma composição de indicadores específicos relacionados ao uso de websites para oferta de conteúdos e serviços pelas prefeituras municipais à sociedade.

Foram considerados aspectos como nível operado de governo eletrônico, nível de relacionamento com cidadãos e empresas, nível de e-democracia percebido, nível de uso estratégico das tecnologias de informação e comunicação, e carteira de serviços oferecidos.

Além disto, foi desenvolvido também o IU-WSM - Índice de Usabilidade dos Websites (Sítios) Municipais, calculado com base em uma cesta de variáveis relacionadas ao nível de usabilidade de websites.

Cada variável utilizada para avaliação dos websites foi categorizada segundo temas de interesse típicos relacionados ao nível de conteúdos e serviços em websites, como, por exemplo, presença básica na web, conhecendo o município, notícias, utilidade pública, planejamento, orçamento e ações do governo municipal, legislação, normas, estatutos, políticas, interação, cadastros, emissão de documentos, inscrições, registros e solicitações, atendimentos, serviços aos cidadãos e empresas, entre outros.

Cada município analisado recebeu uma pontuação em cada variável selecionada para análise, com a seguinte graduação de nível atingido na cidade: muitíssimo fraco ou inexistência (0), muito pobre (1), fraco (2), bom (3), muito bom (4) e excelente (5).

Para efeito de comparação, o TecGov estipulou a nota máxima de 10 pontos, que representa o website ideal, contemplando satisfatoriamente todas as variáveis analisadas na pesquisa.
No entanto, a média geral dos municípios brasileiros atingiu apenas 1,3 pontos, nota muito distante do ideal e que mostra o tamanho do atraso do País no uso de tecnologias no governo. A cidade de São Paulo, que ocupa o 1º lugar do ranking, apresenta nota de 3,29, considerada insatisfatória.

Destaques

As cidades foram listadas em um ranking geral de acordo com a média das notas obtidas em cada categoria da pesquisa: grau de relacionamento com o cidadão, nível de e-democracia, nível de governo eletrônico, nível detalhado de governo eletrônico, papéis estratégicos da Tecnologia de Informação, tipo de conteúdo ou serviço e usabilidade.

No ranking geral dos 10 primeiros colocados, a cidade de São Paulo está em 1º lugar, com 3,29 pontos, seguida por São Carlos (SP) - 2,61, Curitiba (PR) - 2,59, Ipatinga (MG) - 2,58, Jaraguá do Sul (SC) - 2,44, Foz do Iguaçu (PR) - 2,40, Esteio (RS) - 2,36, Navegantes (SC) - 2,32, Bauru (SP) - 2,30 e Cachoeiro de Itapemirim (ES) - 2,26.

Os 10 municípios que obtiveram as piores notas são: Riacho de Santana (BA) - 0,42, Macapá (AP) - 0,56, Astorga (PR) - 0,58, São Gonçalo do Amarante (CE) - 0,61, Barnabuiú (CE) - 0,61, Entre Rios (SC) - 0,62, Piripiri (PI) - 0,62, São Gotardo (MG) - 0,63, Santarém (PA) - 0,63 e Victor Graeff (RS) - 0,64.

A pesquisa constatou que as prefeituras estão muito aquém dos estágios viáveis de serviços de alto impacto para suas comunidades. "Um dos principais problemas na administração pública de forma geral, e mais acentuada ao nível dos municípios, é a morosidade e a burocracia nos processos administrativos e de atendimento ao cidadão", diz Torres.

Links relacionados:

Fundação Getúlio Vargas - EAESP
http://www.eaesp.fgvsp.br/Interna.aspx?PagId=DLMMMKQJ&ID=70
Noticenter
http://www.noticenter.com.br/0606/edicao50/pesquisa_cidades.htm
Softex
http://www.softex.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7807&sid=4

Umas & Outas: Crise à vista

Já está visível as dificuldades que nossos empresários estão passando. Pontos fechados, empresas encerrando atividades e o desemprego apavorando trabalhadores. É um quadro negro que Astorga está vivendo e sem perspectivas de melhorias a curto prazo. E não é somente por causa da crise no país.

Extraído do PR Jornal - Edição 293 - de 12 a 18 de julho de 2006

Respeito aos municípios?

Respeito aos municípios
Rafael Iatauro

Fruto da proximidade das eleições, do péssimo noticiário vindo de Brasília e da necessidade de revelações que causem impacto na sociedade, os Prefeitos foram escolhidos para expiar o arsenal de irregularidades que atinge a administração pública. De modo particular, a Controladoria Geral da União tem atingido diretamente as células municipais, através de repetida retórica de casos encontrados nos vários Estados da Federação, acabando por alcançar, pela generalização, todos os gestores públicos. Numa voracidade sem precedentes e circunscrevendo injustamente o espaço municipal a um campo minado pela incompetência e corrupção, a CGU se esmera, de forma sintomática, em divulgar seus achados de auditoria, antecipando-se ao contraditório e ampla defesa previstos na Constituição, ao tempo em que dissemina constrangimentos morais e políticos aos agentes públicos alcançados. Deveras, é difícil entender a extrema preocupação com as unidades municipais. Será por que são mais frágeis ou então pelo fato de que não dispõem de efetivo instrumental de reação? Onde estava o órgão controlador dos recursos federais quando dos escândalos levantados pelas CPIs no Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Correios, nas ambulâncias do Ministério da Saúde e nas licitações fraudulentas, fartamente divulgadas, em vários segmentos da administração federal? Não se desconhece que é indispensável escancarar a verdade das contas públicas, a racionalidade administrativa e estabelecer um projeto de reformas que isole a improvisação, os abusos de autoridade e a própria corrupção. A propósito, a Lei de Responsabilidade Fiscal, desde seu advento, em meados de 2000, forneceu o instrumental necessário para a efetivação desse desiderato, ao introduzir a chamada gestão responsável que tem como um dos principais alicerces exatamente a atividade de controle. Diante desse horizonte, surge a necessidade de uma fiscalização de colaboração, pedagógica, sem orientação policialesca, que aponte erros, falhas decisórias, eventuais ilegalidades. Que indique, sem pirotecnia e distante de um cenário de horrores, ações corretivas consistentes, abstraia interesses subjacentes e oportunistas do exercício do trabalho controlador e ajude a desmistificar o estigma latino-americano de que todos são desonestos até prova em contrário. Não se quer, com isso, transitar pelo caminho da ingenuidade, muito menos enfatizar que todos os agentes públicos formam uma comunidade de anjos, mas é crível condenar espetáculo de patologia fiscalizadora indiscriminada, retórica e que, em essência, não oferece resultado plausível. Demais disso, é oportuno reconhecer que a construção da moralidade, da ética, da honradez e da dignidade não depende de açodamentos fiscalizatórios, de acusações intimidatórias e da criação da cultura do medo e do susto. O regime democrático é incompatível com o desvirtuamento da boa gestão, porém é contemporâneo do direito do contraditório e do respeito ao cidadão. Assim, não se pode aceitar que os Prefeitos sejam identificados como responsáveis pelas idiossincrasias do Poder Público e execrados pela mídia, com a CGU criando uma falsa expectativa de que os gestores municipais são os causadores do lodaçal de corrupção que grassa pelo País. É fundamental falar menos e agir mais. Por isso, é preciso implantar uma relação de respeito entre fiscalizador e fiscalizado e que, diante da diversidade econômica, política e social dos Municípios, se opere uma atividade de controle que combata os abusos, preserve a legalidade e a transparência, mas que seja discreta na sua atuação, para não manchar a imagem das que nada devem, e que constituem a grande maioria.

Municípios investem em centros de eventos

Por: Eduardo Xavier
Fotografia: Cleber França

O mais audacioso (e caro) projeto de centro de eventos está sendo desenvolvido em Astorga, cuja obra está orçada em R$ 6 milhões e deve ser concluído somente em 2007



Astorga, Mandaguari e Marialva, cidades da região de Maringá, vêm investido na construção de centro de eventos. São projetos audaciosos que nasceram da vontade dos municípios em receber feiras, exposições e realizar tradicionais festas.
A Prefeitura de Astorga desapropriou uma área de aproximadamente 10 hectares na saída da cidade para Jaguapitã e construir o Parque de Eventos. O projeto está orçado na bagatela de R$ 6 milhões.
Segundo o secretário de Obras, Wilson Roberto Menck de Campos, as obras foram iniciadas em maio passado e devem ser concluídas somente pela próxima administração municipal.
O parque deverá contar um centro de convenções de 1,5 mil metros quadrados, um museu, uma arena, uma área para exposições e outra para parque de diversões.
Terá ainda dois restaurantes, sendo um com 1 mil metros quadrados e outro de 300, que serão concedidos à iniciativa privada.
O prefeito Carlos Abrahão Keide (PMDB) quer ainda construir um monumento no parque. É um Cristo de braços abertos com 33 metros de altura e 20 de envergadura.
A prefeitura não soube informar o custo da obra do Cristo. Se sair do papel, esse deverá ser um dos maiores do Paraná. “O Cristo partiu da vontade do prefeito. Ele será um ponto de referência do Parque de Eventos”, explica Campos.
A administração municipal deu início à primeira etapa do projeto, a construção de um salão para eventos que deve ser finalizado até o final deste ano. A obra está orçada em R$ 250 mil.
Os trabalhos para a construção do Centro de Convenções de Mandaguari foram iniciados no mês passado. A primeira etapa do projeto consiste na construção de um salão com 637 metros quadrados e deve ser concluída em cinco ou seis meses. Está orçada em R$ 550 mil.
Conforme o secretário de Obras, Edmilson Betioli, a expectativa é dar início à segunda etapa em janeiro do próximo ano. Ela consiste na construção de um anfiteatro de 600 metros com 450 lugares.
O prefeito de Mandaguari, Cylleno Pereira (PP), diz que o Centro de Convenções com mais de 1 mil metros quadrados servirá a cidade e a região. Ele define a obra como histórica para a cidade.
Em Marialva, a administração municipal espera iniciar as obras de um centro de eventos. Ele deverá receber a tradicional Festa da Uva Fina, que em 2007 entra no 16º ano. O evento é realizado hoje na praça central da cidade, mas o espaço já se tornou pequeno para o tamanho da festa.
A Prefeitura já tem um terreno disponível com aproximadamente 12 hectares na saída para Mandaguari.
O prefeito Humberto Feltrin (PMDB) afirma que foi concluído recentemente o levantamento topográfico para a construção do centro que terá 350 metros quadrados.
Feltrin relata que já há uma verba reservada no valor de R$ 300 mil para começar as obras. “Nossa intenção é transferir da Festa da Uva para o centro de eventos”, reforçou.
O centro deverá ter ainda um local destinado à pesquisa na área da viticultura em parceria com a Associação Norteparanaense de Estudos da Fruticultura (Anpef).

NÚMEROS

R$ 6 mi é quanto a prefeitura de Astorga pretende investir em seu centro de eventos 1,5 mil metros quadrados terá o centro de convenções quando a obras estiver concluída R$ 250 mil serão investidos na primeira etapa da obra, que deve ser finalizada até final do ano.

Fest Frango ainda sem data

A 8ª edição da Fest Frango, evento mais tradicional de Astorga, ainda não tem data definida. O evento nasceu em 1993 para celebrar a avicultura de corte, setor que gera por volta de 400 empregos diretos e outros 200 indiretos no município.
A festa era feita na praça Ermelindo Lopes Barroso, da Igreja Matriz. Este ano, como o local passa por reformas, a 8ª edição foi transferida para o complexo esportivo de Astorga. Em breve, a Prefeitura pretende levar a festa para o Parque de Eventos que começou a ser construído.
A última festa foi feita em dezembro de 2004. Ela não foi realizada no ano passado. Os organizadores calculam que a Fest Frango tem movimento diário de 15 mil pessoas.
Em edições anteriores, a Fest Frango trouxe eventos paralelos para a discussão de temas referentes ao comércio, indústria e serviços e estandes empresariais. A atividade agrícola teve simpósio específico no evento. A festa reúne parque de diversões, shows, apresentações artísticas e barracas de comidas feitas à base de carne de frango. E.X

Extraído: Jornal O Diário do Norte do Paraná - Edição: 12/07/2006 - Região

Tuesday, July 11, 2006

A Faculdade Palas Atena é NOSSA

Hoje, nós cidadãos astorguenses fomos invadidos em nosso orgulho. Vimos, estarrecidos, notícias tristes borbulharem em jornal, programas de rádio e televisão, envolvendo a Faculdade Palas Atena de Astorga.

Não é nenhuma alegria ver estampado na capa de um jornal, algo que prejudica centenas de pessoas: Alunos, professores, funcionários e família astorguense. Uma pergunta paira no ar: Que orgulho devemos ter em ostentar um diploma da Faculdade Palas Atena?

Não há motivo de euforia. Não há sentimento de prazer. Não há gosto de vitória. A comunidade sofre calada, vendo a FPA agonizar.

Os meios de comunicação cumprem seu papel, embora notícias tristes e negativas costumam render muito mais ibope do que aquelas que servem para construir. Alguém lembra de ter visto uma página de jornal ou cinco minutos na televisão relatar a vitória de um acadêmico compreender o pensamento de um filósofo ou tirar uma extraordinária nota em matemática? Quando agora falarem da FPA, o que será virá à cabeça de qualquer ser que tenha o mínimo de discernimento? - Isto é justo conosco, povo astorguense?

Não é possível que todos esses anos sejam jogados no lixo e nenhuma gota de suor daqueles que ajudaram a desbravar e construir o sonho de tantos não tenha o mínimo de importância. Certamente alguns vibram de prazer e se embebedam com a desgraça alheia, mas são os hipócritas, que se deliciam com o sofrimento do seu semelhante, verdadeiros "perdedores".

É importante termos em mente uma coisa: A Instituição há muito tempo deixou de ser deste ou daquele grupo. Não existe dono ou donos. Ela é patrimônio do povo astorguense e deverá ser utilizada como local sagrado de ensino, que possibilite e permita a tantos filhos nossos o direito de ter um curso superior ou uma especialização.

Lembrete para as próximas eleições

Abaixo apresentamos o que saiu no blogger do Rigon no último dia 10.
Serve para lembrarmos dos nomes dos nobres parlamentares nas próximas eleições e, obviamente, fazermos um exame de conciência para decidir se vale a pena arriscar novamente.

Museu Vivo do Código Penal

Free Image Hosting at allyoucanupload.com

A lista dos parlamentares acusados de crimes. Nove são do Paraná. Um deles é de Maringá: Ricardo Barros. Está na revista Veja desta semana.(O pessoal pode imprimir e mostrar aos amigos, porque os programas de rádio e televisão não falaram nadinha, nadinha)
Extraído do blog de Angelo Rigon - 10/07/2006

Monday, July 10, 2006

Nosso Brasil ... Profissionais do Sexo, agora legalizados!

O Ministério do Trabalho e Emprego inseriu o item 5198-05 (Profissionais do Sexo), na Classificação Brasileira de Ocupações (CBO). Com isso, a ocupação mais praticada no Brasil, não-legalizada, passa a ter caráter legalizado, tornando seus "trabalhadores", detentores de direitos e deveres. Lá, no item "Competências Pessoais", o ministério dá dicas para quem atua no setor para conquistar e cativar clientes, como realizar fantasias eróticas, ter paciência, saber ouvir, seduzir com o olhar, com o tato, etc.

O assunto está causando verdadeira polêmica e uma farta discussão, veja mais sobre este assunto nos links abaixo:

Ministério do Trabalho
Gabeira
Política e Companhia
Coluna Digital

T Í T U L O

5198 - 05 Profissional do sexo - Garota de programa, Garoto de programa, Meretriz, Messalina, Michê, Mulher da vida, Prostituta, Puta, Quenga, Rapariga, Trabalhador do sexo, Transexual (profissionais do sexo), Travesti (profissionais do sexo)

Descrição sumária

Batalham programas sexuais em locais privados, vias públicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientações sexuais diversas; administram orçamentos individuais e familiares; promovem a organização da categoria. Realizam ações educativas no campo da sexualidade; propagandeiam os serviços prestados. As atividades são exercidas seguindo normas e procedimentos que minimizam as vulnerabilidades da profissão.

Formação e experiência

Para o exercício profissional requer-se que os trabalhadores participem de oficinas sobre sexo seguro, oferecidas pelas associações da categoria. Outros cursos complementares de formação profissional, como por exemplo, cursos de beleza, de cuidados pessoais, de planejamento do orçamento, bem como cursos profissionalizantes para rendimentos alternativos também são oferecidos pelas associações, em diversos Estados. O acesso à profissão é livre aos maiores de dezoito anos; a escolaridade média está na faixa de quarta a sétima séries do ensino fundamental. O pleno desempenho das atividades ocorre após dois anos de experiência.

Condições gerais de exercício

Trabalham por conta própria, na rua, em bares, boates, hotéis, porto, rodovias e em garimpos. Atuam em ambientes a céu aberto, fechados e em veículos, em horários irregulares. No exercício de algumas das atividades podem estar expostos à inalação de gases de veículos, a intempéries, a poluição sonora e a discriminação social. Há ainda riscos de contágios de DST, e maus-tratos, violência de rua e morte.

TABELA DE ATIVIDADES

A - BATALHAR PROGRAMA

Agendar a batalha; Produzir-se visualmente; Aguardar no ponto (esperar por quem não ficou de vir); Seduzir com o olhar; Abordar o cliente; Encantar com a voz; Seduzir com apelidos carinhosos; Conquistar com o tato; Envolver com o perfume; Oferecer especialidades ao cliente; Reconhecer o potencial do cliente; Dançar para o cliente; Dançar com o cliente; Satisfazer o ego do cliente; Elogiar o cliente.

B - MINIMIZAR AS VULNERABILIDADES

Negociar com o cliente o uso do preservativo; Usar preservativos; Passar gel lubrificante à base de água; Participar de oficinas de sexo seguro; Reconhecer doenças sexualmente transmissíveis (DST); Fazer acompanhamento da saúde integral; Realizar campanhas sobre os riscos de uso de hormônios; Realizar campanha sobre os riscos de uso de silicone líquido; Denunciar violência física; Denunciar discriminação.

C - ATENDER CLIENTES

Preparar o kit de trabalho (preservativo, acessórios, maquilagem); Especificar tempo de trabalho; Negociar serviços eróticos; Negociar preço; Realizar fantasias eróticas; Cuidar da higiene pessoal do cliente; Fazer streap-tease; Fazer carícias; Relaxar o cliente com massagens.
Representar papéis; Inventar estórias; Manter relações sexuais; Dar conselhos a clientes com carências afetivas; Prestar primeiros socorros; Fazer compras para o garimpo (rancho); Lavar roupas dos garimpeiros; Cuidar dos enfermos no garimpo; Posar para fotos.

D - ACOMPANHAR CLIENTES

Fazer companhia ao turista; Fazer companhia a cliente solitário; Acompanhar cliente em viagens; Acompanhar cliente em festas e passeios; Jantar com o cliente; Pernoitar com o cliente.

E - ADMINISTRAR ORÇAMENTOS

Anotar receita diária; Listar contas-a-pagar; Pagar contas; Contribuir com o INSS; Contribuir com a receita familiar; Separar parte da receita diária para poupança; Aplicar dinheiro em banco; Abrir conta poupança habitacional; Investir em empreendimentos de complementação de renda; Investir em pepitas de ouro;

F - PROMOVER A ORGANIZAÇÃO DA CATEGORIA

Promover valorização profissional da categoria; Ministrar cursos de auto-organização; Apoiar a organização das associações; Fazer campanha de filiação; Realizar articulações políticas; Combater a prostituição infanto-juvenil; Participar de movimentos organizados; Treinar multiplicadores de informação; Distribuir preservativos; Contribuir para a documentação histórica da prostituição; Fomentar a educação geral; Fomentar cursos profissionalizantes; Reivindicar fundos para profissionalização; Participar da organização de cursos de primeiros socorros; Reivindicar cursos básicos de línguas estrangeiras; Participar da organização de cursos de beleza e massagem.

G - REALIZAR AÇÕES EDUCATIVAS NO CAMPO DA SEXUALIDADE

Elaborar roteiro de teatro educativo; Produzir espetáculos educativos; Encenar espetáculos educativos; Conceder entrevistas; Aconselhar meninas de rua; Ministrar palestras na rede de ensino; Ministrar palestras nos cursos de formação e reciclagem de policiais.

H - DEMONSTRAR COMPETÊNCIAS PESSOAIS

Demonstrar capacidade de persuasão; Demonstrar capacidade de expressão gestual; Demonstrar capacidade de realizar fantasias eróticas; Agir com honestidade; Demonstrar paciência; Planejar o futuro; Prestar solidariedade aos companheiros; Ouvir atentamente (saber ouvir) Demonstrar capacidade lúdica; Respeitar o silêncio do cliente; Demonstrar capacidade de comunicação em língua estrangeira; Demonstrar ética profissional; Manter sigilo profissional; Respeitar código de não cortejar companheiros de colegas de trabalho; Proporcionar prazer; Cuidar da higiene pessoal; Conquistar o cliente; Demonstrar sensualidade.

Recursos de Trabalho:

Acessórios; Agenda; Cartões de visita; Celular; Documentos de identificação; Gel lubrificante à base de água; Guarda-roupa de batalha; Maquilagem; Papel higiênico; Preservativo masculino e feminino.

Wednesday, July 05, 2006

Umas e Outras III - E a vergonha continua

A escola do distrito de Santa Zélia, continua na mesma. Prédio quase caindo aos pedaços, as instalações sanitárias exalando um tremendo mau cheiro, forro despencando, tudo sem as mínimas condições de funcionamento. Os professores, funcionários, alunos e seus pais estão convivendo com esta situação a vários anos. O povo precisa exigir mais. Santa Zélia merece respeito.
Extraído do PR Jornal de 05 a 11 de julho de 2006 - Coluna Umas e Outras

Umas e Outras II - Manutenção

Canteiros de obras aqui e ali, tudo bem porque a gente gosta de ver construções e transformações em todos os lugares. E a manutenção como é que fica ou como vai ficar? Vamos citar alguns exemplos: o Ginásio de Esportes Nelson Fortunato, o parque infantil da rua 21 de Abril, as nossas praças, enfim, esses bens públicos e muitos outros estão a espera de reformas, manutenção etc etc ...
Extraído do PR Jornal - 05 a 11 de julho de 2006 - Coluna Umas e Outros

Umas e Outras I - Partido Forte

O Partido Verde, agora sob o comando do Dr. José Luiz, está se tornando uma sigla forte e vai mostrar forças nas eleições de 1º de outubro. Políticos que são referências em moralidade e respeito dele fazem parte e novos integrantes na política surgem para fazer o PV um partido que vai moralizar as campanhas eleitorais e os eleitos têm o compromisso com o novo, seja na administração ou no legislativo, jamais será uma sigla com apoios espúrios. - Tomara!
Extraído do PR Jornal - 05 a 11 de julho de 2006 - Coluna Umas e Outras

Em obras

E que tal a revitalização do nosso centro? Para alguns um belo e novo visual. Para outros, a coisa não está ficando muito boa, poderia ter sido feito de outra forma. A verdade é que antes da realização da obra aconteceu uma "audiência pública" para debater o projeto. Será que houve a participação efetiva da população? E esta teve a oportunidade de apontar e sugerir outras idéias? Será que foram acatadas?
Agora, só depois de pronto.

126 anos não é para qualquer um. Viva D. Maria Olívia


A Dona Maria Olívia é uma senhora muito simpática. Em seus 126 anos de vida - isto mesmo, 126 anos de vida - a Dona Maria Olívia deixa qualquer um de "queixo caído". Lúcida, gosta de conversar e contar coisas da sua vida. Faz questão de frizar que adora tirar fotografias e de saborear suco de caixinha, da marca Purity. Perguntada qual é o segredo para chegar até esta idade, ela simplesmente responde que o segredo é comer muita banana.

Maria Olívia da Silva, completou 126 anos dia 28 de fevereiro de 2.006. Moradora ilustre do Distrito de Içara, em Astorga. Ela nasceu em Itapetininga-SP no dia 28 de fevereiro de 1880, conforme consta dos seus documentos.

Em sua vida, Dona Maria Olívia, teve a oportunidade de "presenciar" fatos importantes da história do Brasil. A libertação dos escravos, a proclamação da República, dentre tantos outros acontecimentos que marcaram também o mundo.

Ao longo de sua vida, teve uma boa infância. Casada duas vezes, ela deu a luz à 10 filhos naturais e, ainda, criou outros 4. Vivos restam 3. Orgulha-se em falar deles e cita nomes de alguns.

Parabéns à Dona Maria Olívia. Parabéns pela vida! Que antes de tudo, ela seja respeitada e tenha condições dignas de vida e não seja tratada como um mero produto em exibição.

Veja registro no livro dos recordes (Rankbrasil). http://www.rankbrasil.com.br/2004/mariaolivia/default.asp

Texto sobre D. Maria Olívia.
http://anamariaramos.multiply.com/reviews/item/97
http://www.cosmo.com.br/brasilemundo/integra.asp?id=141525

Matéria do Jornal O Diário do Norte do Paraná - 12/07/2006
Vida longa com banana e Coca-Cola


Por: O Diário do Norte do Paraná
Fotografia: Cleber França

Aos 126 anos de idade, Maria Olívia da Silva, tida como a mulher mais velha do Brasil, revela que o segredo da longevidade é comer uma banana por dia e beber Coca-Cola. Que não escutem os médicos que não recomendam o consumo diário do refrigerante com alto teor de açúcar. Ela mora com o filho caçula Aparecido Honório da Silva, 59, em Içara, distrito localizado a cerca 5 km de Astorga com cerca de 1.050 habitantes. É hoje uma cidadã ilustre do município. No aniversário, em 28 de fevereiro, recebe visitas de pessoas de várias regiões do Brasil e do exterior.A dieta de Dona Olívia se resume a arroz, feijão, frango ao molho e banana. A bebida preferida é mesmo Coca-Cola. Ela adora o refrigerante. “Sempre comi uma banana por dia e gosto muito de Coca-Cola”, conta.Edna Pereira do Santos, 50, que toma conta de Dona Olívia, afirma que a “vózinha” come bem pouco. No almoço ou no jantar é uma colher de arroz e outra de feijão.A rotina de Dona Oliva é acordar às 8 horas. Vai tomar o café da manhã com café e biscoito. Banho de sol no em frete à casa até as 10 horas. Logo em seguida vem o almoço. Até as 14h30, hora de mais uma caneca de café com biscoito, Dona Olívia vai novamente para o terreiro. Ela caminha em ruas próximas à residência em alguns dias da semana. O jantar é servido às 15h30. Até as 19 horas, horário que ela costumar dormir, permanece dentro de casa em companhia do filho caçula. Dona Olívia passa a maior parte do dia sentada em uma “cadeira de área” com almofadas. Ela caminha devagar e recorre a uma bengala. A visão está comprometida devido às cataratas. O intestino está preguiçoso e ela tem muita dificuldade em evacuar.“Tem hora que imagino a minha vida e choro com medo de não poder ir mais à frente. Quero viver mais, muito mais”, disse Dona Olívia. Ela diz temer a morte.Dona Olívia é reconhecida como a mulher mais velha do Brasil. Alguns conhecidos ainda tentam fazer com que ela seja reconhecida como a mais velha do mundo pelo Guiness Book, o livro do recordes. De acordo com o filho, a mãe trabalhou na roça até 1985, ano em que sofreu um acidente de carro na estrada entre Centenário do Sul e Porecatu e ficou cerca de 8 meses hospitalizada.Ela conseguiu se aposentar. O salário mínimo que ganha é a principal fonte de renda da casa. Algumas pessoas ajudam na compra de alimento e medicamentos. Com a memória falha, Dona Olívia não consegue lembrar direito a vida passada. O filho caçula é que guarda as recordações da mãe. Ele diz que ela teve 14 filhos – quatro são adotivos e Silva é um deles – e tem hoje cerca de 384 netos, bisnetos, trinetos, tataranetos e até quatro pentanetos.Dona Olívia nasceu em Itapetininga (SP). Casou-se duas vezes. A primeira com 12 anos de idade – teve um filho - e a segunda aos 28. O segundo marido, Benedito Honório, morreu em 1964. Ela tem três filhos vivos. E. X.Xarope foi registrado em 1886Maria Olívia da Silva nasceu antes mesmo da Coca-Cola chegar ao mercado, refrigerante que ela adora. O farmacêutico John Styth Pemberton inventou o famoso xarope que deu origem em 1886 a uma das bebidas mais consumidas do mundo. O xarope era vendido na Jacob’s Pharmacy, em Atlanta, nos Estados Unidos. Tratava-se de uma caramelada e colorida solução misturada com água que prometia curar males da alma e do corpo. A Coca-Cola reconhece 8 de maio de 1886 como o dia em que foi vendido o primeiro vidro. Em 1891, Pemberton enfrenta dificuldades financeiras e vende a famosa e secreta fórmula a um outro farmacêutico, Asa Candler, que cria a The Coca-Cola Company.Apesar de imitada, a fórmula original do refrigerante permanece como um dos segredos mais bem guardados da indústria e em torno dessa história prevalece muitas lendas e mitos que apenas reforça o sucesso do negócio.Brasil vivia momentos históricosQuando Maria Olívia da Silva nasceu o Brasil ainda se preparava para dois fatos históricos e passava por profundas revoluções sociais e econômicas que mudariam o perfil do país. Destque para o movimento abolicionista que na década de 1880 seria premiado com a extinção da escravidão. Antes disso, em 1885, foi aprovada a “Lei do Sexagenários” que beneficiou negros com mais de 65 anos. Mais tarde, em 13 de maio de 1888, a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, deu fim à escravidão no País. Em 15 de novembro de 1889 foi proclamada a Independência do Brasil, que marcou o fim da monarquia e do poder de Dom Pedro II e o início do governo republicano do Marechal Deodoro da Fonseca.

Obrigado, Rigon

Saiu no blogger do Rigon (http://www.angelorigon.blogspot.com/), do último dia 4.

"Um novo blog - Informar sobre acontecimentos e debater política e idéias são os propósitos do blog http://astorgaemfoco.blogspot.com, que pretende reunir pessoas que amam ou aprenderam a gostar de Astorga."

É isto aí! Valeu pela força, Rigon!

Duas Astorgas


Astorga, no Brasil.

Para encontrar mais informações sobre Astorga, no Brasil, acesse os endereços abaixo.
http://www.ibge.gov.br/cidadesat/%20default.php e www.astorga.pr.gov.br.



Astorga, na Espanha.
Acessando o endereço http://www.madeinleon.com/astorgaaerea e www.astorga.com, você conhecerá mais sobre Astorga, na Espanha.